terça-feira ,21 novembro 2017
Página Inicial / Saúde / Conheça prós e contras de se exercitar de manhã ou à noite

Conheça prós e contras de se exercitar de manhã ou à noite

Uma variável crucial é o ritmo circadiano, conhecido popularmente como relógio biológico – a forma como nosso corpo regula hormônios, temperatura corporal, ritmo cardíaco e outras funções essenciais. Tudo influencia o quão alerta – ou sonolenta – uma pessoa se sentirá em determinados momentos do dia.

“Há correlações entre exposição à luz, estações (do ano) e características individuais”, disse Luis Franco Banfonte, secretário-geral da Federação Espanhola de Esportes, ao serviço em espanhol da BBC. “Não dá para generalizar porque é algo pessoal.”

Há estudos indicando vantagens e desvantagens da prática de exercício nos diferentes períodos do dia.

Mas Banfonte ressalta que, “do ponto de vista metabólico e fisiológico, se o objetivo é manter o peso, é mais recomendado que o exercício seja praticado em horários distantes dos horários das refeições”.

Nesse caso, diz ele, o melhor é praticar esportes nas primeiras horas da manhã.

Pela manhã: ‘sem desculpas’

O esporte praticado logo cedo também ajuda a estabelecer uma rotina de exercícios mais sólida, simplesmente porque ocorre antes dos compromissos e horários de trabalho da maioria das pessoas.

Fim do dia: performance

Na mão oposta, quem prefere praticar esportes mais tarde se beneficia de temperatura corporal e níveis hormonais no auge, o que melhora o desempenho.

Um estudo da Universidade de Chicago, nos EUA, indica que é mais fácil atingir resultados melhores em resistência e construção de massa muscular exercitando-se no final do dia.

O risco de lesões também é menor, já que o corpo responde mais rapidamente por estar desperto por muitas horas.

“Exercícios, sobretudo os de alta intensidade, não são recomendados depois das 21h ou 22h porque eles podem afetar os padrões de sono, retardando a vontade de dormir. Isso pode causar fadiga e cansaço no dia seguinte.”

 

DICAS PARA A MULHER GANHAR MASSA MUSCULAR

Mulheres em busca de aumento da sua massa muscular podem procurar, além da carga de exercícios físicos específica para os seus objetivos, e boas noites de repouso, uma dieta balanceada, cujos nutrientes serão melhor aproveitados para beneficiar as partes do corpo que ela deseja aprimorar a musculatura.

  1. Nenhum alongamento:

É o alongamento após o treino que pode ajudar os seus músculos não doerem no dia seguinte. Utilize um pouco do seu tempo após o seu treino para relaxar um pouco.

  1. Não comer nada após o treinamento:

A comida é o combustível antes que você comece a suar, e principalmente após o seu treino. Comer ajuda a recuperar os músculos após um treinamento intenso. O ideal, é você comer uma combinação de carboidratos e proteínas no máximo após uma hora depois que acabar o seu treino com pesos.

  1. Você pular a volta a calma:

Você deve dar ao seu coração um tempo para voltar ao normal. Quando você terminar o seu treino, dê um tempo para o seu coração se estabilizar e não simplesmente pare de repente.

  1. Recompensar seu treino intenso com uma noitada bebendo:

É muito comum se treinar nas sextas-feiras tarde da noite, e após, partir para a noitada com o “corpo mais sexy”. Ai você aproveita a sua noitada e enche a cara, “abastecendo” seus músculos com álcool. O consumo de bebidas alcóolicas após o treinamento faz com que sua recuperação seja mais lenta e seu corpo entre em estado de desidratação.

  1. Você dorme pouco:

O sono é essencial para o corpo se recuperar depois do treino, é durante o sono que seu corpo se recupera de um treino intenso e sua musculatura cresce. Nesse fim de semana, vi em uma rede social um print de uma conversa interessante, em que um cara pergunta a um fisiculturista (mesmo que amador), o que ele faz para se divertir e a resposta é “Treino, como e durmo”. Quer crescer? Tenha essa mentalidade, senão seu esforço será todo em vão.

Por isso, é bom sempre seguir algumas dicas fundamentais, que podem ser aplicadas tanto a quem busca perder gordura, como para quem está atrás do aperfeiçoamento dos músculos. Entre elas, está a necessidade do consumo de um lanche antes de se exercitar, para dar mais energia durante a prática de exercícios.
O ideal, nesses casos, é a ingestão de carboidratos facilmente digeríveis, como bolos, pães sem recheio, frutas sem casca, sucos, torradas e água de côco.

 

Sobre admin

Você pode Gostar de:

POR QUE O ARROZ BRANCO É CONSIDERADO VILÃO?

  O arroz é um alimento muito consumido e admirado, principalmente se vier acompanhado de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *